sexta-feira, 6 de março de 2009

Minha relação com o Teatro

Conceito de Teatro
Existe grande polémica sobre a definição de Teatro. Porém, uma página sobre Teoria do Teatro deve começar – me parece –, pela definição do que o Teatro é. Então, se partimos do fato irrecusável de que há uma história, escrita ou memorizada, que dá origem ao drama a ser representado, então o drama está subordinado a uma peça literária, por mais simples e rústica que esta seja. A Arte Dramática, ou Arte do Teatro – que envolve a arte de bem representar, a arte da iluminação, a arte da montagem do cenário, etc. –, é uma forma de manifestação artística a serviço da Literatura, assim como também a própria Arte do Livro – que envolve a arte da ilustração, a arte da impressão, a arte da encadernação, etc. No Teatro, uma história e seu contexto se fazem reais e verídicos pela montagem de um cenário e a representação de atores em um palco, para um público de espectadores. Por exemplo: um indivíduo pode não acreditar na existência do fantasma em uma história que lê em um livro, mas terá a sensação de realidade desse fantasma se ele o vê no palco, e se o personagem lhe parecer autêntico, por agir do modo como, na sua concepção, um fantasma haveria de agir.. Pode ser dito, então, que o teatro é uma forma de manifestação artística em que uma história e seu contexto se fazem reais e verídicos pela montagem de um cenário e a representação de atores em um palco, para um público de espectadores. A representação teatral será o resultado do trabalho de muitos profissionais: do dramaturgo, dos atores maiores e menores, do diretor de palco, do pintor do cenário, do maestro da orquestra, e de outros de cujo talento e competência a arte da dramaturgia depende para atingir seu objetivo. E como este é o de levar uma mensagem em um trabalho artístico unificado, para que seja de fato Teatro necessita da presença e do interesse dos espectadores. No grande Teatro, uma performance de sucesso é a que consegue a harmonia perfeita entre todos esses elementos.
(Fonte - Página de Educação e comportamento escrita por Rubem Queiroz Cobra)
http://www.cobra.pages.nom.br/
Relação Produção/Teatro
Sou produtor cultural na Bahia, e posso dizer" eu hoje vivo do teatro".
Há dez anos quando comecei a trabalhar com produção, bati muito cabeça fazendo assistência de elenco para cinema, produzindo bandas de Rock, grupos de dança, batizados, casamentos, aniversários de bonecas, qualquer coisa que me gerasse receita.
Um belo dia fui convidado pelo Diretor Manoel Lopes Pontes para fazer uma produção de um espetáculo chamado "Há Vagas para Moças de fino trato" de Plínio Marcos. Com uma verba bem reduzida, conheci ali o que seria meu futuro, meu sofrimento para montar espetáculos com apoio cultural mínimo, e sem patrocínios fundamentados. Fui literalmente apresentado ao teatro ali.
Hoje, as leis de incentivo estão ai para facilitar a vida dos produtores. Fazcultura, Lei Rouanet, os editais, entre outros.O grande problema ainda é a falta de conhecimento da grande maioria dos artistas e produtores, e uma falta de interesse também em fazer projetos com os rigores exigidos pelos incentivadores, e não rabiscos em papel de pão para pedir R$ 10, ou 20,00 nos comercios locais, como alguns colegas fazem.
Fui ganhando experiência e know how depois que trabalhei com grandes personalidades do teatro baiano como, Sónia Robato, Márcio Meireles, Virgínia Da Rin, Eliana Pedroso Gideon Rosa, entre muitos outros.
Voltei para minha terra (Itabuna-sul da Bahia) onde há seis anos trabalho fazendo produção local para espetáculos de outros estados, e quando tenho tempo monto alguns projetos meus, a exemplo da montagem regional do espetáculo Transe de Ronald Radde, e da Mostra Grapiúna de Monólogos, hoje o único festival de Monólogos da Bahia. Mas, é difícil, sobreviver e realizar seus sonhos ao mesmo tempo. Ou cuido de produzir, para colocar o pão na mesa, ou vivo de utopias, tentando realizar meus sonhos. Não que não posso sonhar, aliás, sem sonho nós nos tornamos zumbis. Mesmo assim, é preciso ter os pés no chão.
Dia 27 de Março, comemoramos o Dia internacional do Teatro. Algumas eventos acontecerão, mas nós produtores, artistas, contra-regras, técnicos, e todos que somos considerados " os ratos de teatro", já paramos para pensar no que realmente representa este dia para nós? o que o teatro, não casa de espetáculo, mas na essência da palavra, a arte de interpretar, envolver ao vivo e a cores, sem cortes, fazendo as emoções brotarem naquele momento, o que ele representa pra todos nós? eu pelo menos tento refletir essas questões em cada borderô que faço, em cada cartaz que colo, em cada vídeo que eu edito. E você, sabe o que o teatro representa pra você?
Ari Rodrigues
Produtor Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário