quarta-feira, 22 de abril de 2009

Fernando Peltier, uma vida que se que se confunde com a história do teatro















Gepeto
e o elenco do espetáculo Pinóquio






Fernando Peltier é diretor teatral, formado pela UFBa. Oriundo da época de ouro da Escola de Teatro, geração que revelou grandes talentos, tais como Rita Assemany, Othon Bastos e o próprio Fernando Peltier, entre outros,ele montou sua escola há alguns anos e hoje é considerado o diretor que mais forma profissionais, tanto os que não tem curso superior quanto os que ingressam na Escola vindos do seu grupo.
Sempre trabalhou com teatro infantil, montou peças de renome, como "Os Saltimbancos" e a "Turma da Mônica", quando trabalhou com Maurício de Souza, e também montagens de sua autoria, como "Heureca", que virou livro, "O Jardim das Borboletas", que ganhou muitos prêmios em festivais, e"Pinóquio", atualmente em turnê pelo interior da Bahia. Indicado para o prêmio Copene de melhor espetáculo infantil de 2000, Pinóquio está em cartaz desde então, encantando crianças de todas as idades.Criou o Projeto Ciranda do Teatro que trabalha a formação de platéias, com público escolar a partir de 02 anos de idade.

A convite do produtor Ari Rodrigues, o espetáculo Pinóquio está com temporada agendada pela bandas das terras do sem fim. As negociações estão andando a todo vapor, mas esbarra na dita "reforma" do Centro de Cultura Adonias Filho, que não rola e nem desenrrola.Mas o certo é que há um interesse do diretor em vir ao sul da Bahia. Vamos aguardar e ver o que a Fundação Cultural da Bahia nos reserva.




Um comentário: