quarta-feira, 20 de maio de 2015

Audiência Pública discute destino do Teatro e do Centro de Convenções de Itabuna


Aconteceu no último dia 14 de Maio, uma Audiência Pública promovida pela OAB e pela Associação Cultural Amigos do Teatro-ACATE que discutiu a polêmica questão do abandono das obras do Teatro Municipal de Itabuna e do Centro de Convenções.
A obra está parada há mais de nove anos, sendo que oito deles, durante a gestão do ex governador Jaques Wagner.
Esta foi a segunda ação do grupo, já que em outubro de 2013 uma primeira audiência pública foi realizada e mais uma vez, a exemplo da primeira, nenhum representante do estado compareceu e nem justificou a ausência, que foi devidamente registrada na fala do presidente da OAB Andirlei Nascimento.
Instituições como a SECULT, SUCAB, MP e o  judiciário também foram aguardadas, mas, não compareceram.
As discussões se iniciaram a cerca de um imbróglio judicial envolvendo o município e o ex prefeito Fernando Gomes, doador do terreno e beneficiado por uma cláusula de reversão. Por essa razão, tanto o MP como a procuradoria do município estavam sendo aguardadas para explanarem sobre as questões jurídicas. Com as ausências, restou aos organizadores, debaterem sobre o descaso e a falta que os dois equipamentos fazem, não só para o município de Itabuna, mas para os vinte e seis municípios que compõem o litoral sul.
Um dos temas discutidos na audiência, foi a falta do empenho do governo municipal. “Por ser aliado do governador, nós estamos a um ano esperando uma ação mais eficaz do prefeito Vane em cobrar uma posição oficial do governador Ruy Costa em relação ao caso” relatou Ari Rodrigues. Segundo ele, o argumento do estado para não retomar a obra, passa por justificativas infundadas de falhas no projeto e também que a manutenção dos equipamentos trariam despesas para os cofres públicos. Essas justificativas foram dadas pelo ex secretário de cultura Albino Rubim, durante encontro com a diretora de comunicação da ACATE Eva Lima ano passado. Por enquanto, o atual secretário de cultura do estado Jorge Portugal, não se manifestou a respeito do assunto.
Novas reuniões estão sendo programadas pelo grupo para discutirem ações e também colocarem em prática a ideia do advogado Iruman Contreiras de colher 100.000 assinaturas da população de Itabuna pedindo a conclusão da obra. O abaixo assinado será entregue ao governador Ruy Costa, por uma comissão formada por representantes da sociedade civil organizada.

Foto: John Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário